domingo, 27 de novembro de 2016

A Importância do Trabalho na Vida do Homem

Travels of the Three Kings. By Salvador Dalí

Acelino Pontes
(ex-Max Planck-Institut für Hirnforschung, Köln.
Estudos do Direito, Filosofia, Física, Matemática, Medicina, Psicologia e Teologia;
em Berlin, em Fortaleza, em Köln, em Lisboa e em München.
Professor visitante: Berlin (FU), Bonn, Hannover (MHH), München (LMU))


Analisar e compreender trabalho, nos leva a pesquisar alguns juízos que nos legaram grandes pensadores.

No texto do poeta grego Hesíodo "O Trabalho e os Dias", encontramos um analise da questão do trabalho, ressaltando a organização da sociedade, investigando sua origem e suas limitações. Em todo o decorrer do texto, o autor tem uma visão idealizada; acredita que o ócio e a inércia encontram-se estritamente atrelados à injustiça, à desonra e ao pecado. A obra é dotada de um cunho claramente ético. Defende o trabalho como forma de alcançar a felicidade e a prosperidade, sob uma lei divina. A obra é dotada de um cunho claramente ético. Defende o trabalho como forma de alcançar a felicidade e a prosperidade, sob uma lei divina.

Friedrich Engels, filósofo e importante ativista alemão e que cultivava posturas teóricas e políticas revolucionárias, já assinalava a importância do trabalho na vida humana, conforme se toma desta sua assertiva: "O trabalho é a fonte de toda riqueza e cultura".

O trabalho, porém, é muitíssimo mais do que isso. É a condição básica e fundamental de toda a vida humana. E em tal grau que, até certo ponto, podemos afirmar que o trabalho criou o próprio homem. Marx diz que o Trabalho é a relação do homem com a natureza da qual faz parte. Na visão marxista, os conceitos de natureza e homem aparecem como interligados, a natureza é um conceito limite, algo como uma “interioridade absoluta”, uma totalidade, tudo o que existe é a natureza sob uma forma determinada. Marx vai sustentar a predominância da natureza sobre o espírito, ou seja, a anterioridade do mundo natural ante o homem. Desse modo, podemos constatar que o homem é um produto tardio e contingente na história da natureza. O que equivale a dizer que o próprio homem é um momento da natureza, a qual, distinguindo-se de si mesma, torna-se ativa e pensante no homem – momento especulativo da relação sujeito-objeto.
Fonte Internet.


Podemos perceber claramente o homem como um momento tardio do mundo natural, quando Marx fala que “a objetivação da essência humana, tanto no aspecto teórico como no aspecto prático, é, pois, necessária, tanto para tornar humano o sentido do homem, como para criar o sentido humano correspondente à riqueza plena da essência humana e natural”. Entretanto, a diferenciação do homem perante os animais se faz a partir do momento em que ele começa a produzir para viver. Porém, o ser humano não age apenas em função das necessidades imediatas e nem sempre se guia pelos instintos, em contrário do que fazem os animais. Os homens são capazes de antecipar na sua cabeça os resultados das suas ações, sendo desse modo, capazes de escolher os caminhos a seguir. É como Marx descreve, em “O Capital”, "o que distingue, de antemão, o pior arquiteto da melhor abelha é que ele construiu a favo na cabeça, antes de construí-la em cera".

No fim do processo de trabalho, obtêm-se um resultado que já no início deste existiu na imaginação do trabalhador, e, portanto idealmente. Assim, o trabalho criou para o homem a possibilidade de ir além da pura natureza, podendo contrapor-se como sujeito ao mundo dos objetos, conquistando assim certa autonomia diante dela. É essa, uma resumida concepção da importância do trabalho na vida do homem.





Para citar este documento (ABNT/NBR 6023: 2002):

Pontes, Acelino: A Importância do Trabalho na Vida do Homem. Praxis Jurídica, Ano III, N.º 04, 05.11.2016 (ISSN 2359-3059). Disponível em: <http://praxis-juridica.blogspot.com.br/2016/11/a-importancia-do-trabalho-na-vida-do.html>. Acesso em:



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário